Dreambox SD Series - Recovery

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dreambox SD Series - Recovery

Mensagem por Az Service em Ter Jan 25, 2011 7:40 am

RECOVERY DREAMBOX - (Abaixo duas maneiras para recuperar sua Dream)

TÓPICO 1

Sua Dreambox desligou ou travou durante uma atualização e voce está preocupado achando que a matou, veja aqui como resolver:
Faço aqui alguns esclarecimentos para quem estava atualizando sua DREAMBOX e ela travou durante este procedimento, ou desligou devido a falta de energia, ou desconectou o cabo acidentalmente, ou então, instalou uma firmware incorreta, entre outros fatores.
Se você já estava pensando em fazer um Jtag, achando que matou sua Dream, siga este pequeno tutorial:
Se você já tentou usar o cabo serial e não deu certo, neste caso serão usados os dois cabos ao mesmo tempo: Cabo Null RS232 e Cabo Crossover, siga corretamente estas informações:

IMPORTANTE:

A IMAGEM QUE DEVE SER INSTALADA AGORA É A DE FABRICA DO EQUIPAMENTO, CASO CONTRARIO NÃO DARA CERTO!
ESTE PROCEDIMENTO RESOLVE A MAIORIA DOS CASOS EM QUE ESTÃO USANDO CABO JTAG (SEM NECESSIDADE).
PRIMEIRAMENTE O EQUIPAMENTO SE COMUNICA PELO CABO SERIAL E RECEBE INFORMAÇOES (IP MÁSCARA) PARA USAR A PORTA ETHERNET, LOGO APARECE UMA MENSAGEM DIZENDO QUE ESTA ESPERANDO A SEGUNDA CONEXÃO QUE É A LAN, ESTA DEMORA ALGUNS SEGUNDOS APOS O EQUIPAMENTO SER LIGADO.

Primeiro configure sua porta serial do PC, faça assim, clique em:

Painel de controle/Sistema/Propriedades do sistema/Hardware/Gerenciador de dispositivos/Portas (Com & LPT)/Porta Com1/Configurações de Porta e aí altera como está aqui:

Bits per second: 115200
Data bits: 8
Parity: None
Stop bits: 1
FLOW Control: Hardware
Advanced -> Use FIFO Buffers: Disabled

Depois consiga um cabo de rede CROSSOVER para ligar seu PC no DM o meu é um 500S e deu certo mesmo, creio que de para vários modelos.
Use o cabo crossover para ligar o PC ao DM e tambem o cabo (serial) Nullmodem ao mesmo tempo, use dreamup versão 1.3.1.0.
Tenha em mãos a firmware original do equipamento
Configure a placa de rede do seu PC da seguinte maneira

IP 192.168.0.1
Submask 255.255.255.0
GATEWAY 192.168.0.1
DNS 192.168.0.1

1 - Inicie o dreamup
2 - Ative a opção network (rede)
3 - Selecione o IP para o seu PC
4 - Digite la o mesmo que voce colocou na sua placa de rede
5 - Coloque o IP para o Dream 192.168.0.2 (esse IP será temporário somente durante a atualização).
6 - Mande atualizar selecionando a firmware original do equipamento e pronto.

Depois você pode instalar o firmware que desejar, usando o flashwizard.
Não esqueça que depois de atualizado com a firmware de fábrica, será necessário reiniciar o receptor, configurar e só então insira o IP de sua rede se não usar via cabo crossover, tudo nesta sequência. Outra coisa, não se esqueça de retornar o IP do seu PC para que tudo funcione normal.


Cabo Crossover

TÓPICO 2

COMO RESSUCITAR SUA DREAM FAZENDO JTAG

(Só faça Jtag após ter esgotado todas as tentativas e no caso do Tópico 1 não ter funcionado).

Para aqueles que realmente mataram sua Dreambox, pois não acende nem mesmo a luz do painel frontal, não há comunicação por serial ou qualquer outro meio. E voce já tentou todos os outro meios de ressuscitar sua Dream e não conseguiu segue aqui como fazer o JTAG. Se for construir o cabo, é bom não fazer muito longo, não exceder a 10cm, isso é muito importante. O Jtag para aqueles que não sabem, nada mais é do que o RECOVERY que é feito nos decos tais como azbox, azamérica e similares, por isso não se assutem se isso ocorrer com sua Dream, é só fazer tudo direitinho como está aí que não terão problemas. Mais uma coisa, após ter feito tudo isso, é necessário instalar o Firmware Original Dreambox, caso contrário não vai conseguir, reinstalar a imagem de sua preferência.

IMPORTANTE
Aviso que este procedimento pode danificar mais a Dream se feito com pouco cuidado, por isso, se não se sentirem à vontade com os procedimentos ou não tiverem nenhuma experiência com eletrônica, recomendo que peçam a reparação numa loja especializada, como por exemplo o serviço técnico.


Material necessário:

5 Resistências de 100 Ohms
1 adaptador DB25 macho
5 fios
Ferramentas: Chave de fendas, Ferro de soldar, Alicates, etc..

1º - Para começar temos de apontar dois dados importantes de identificação da Dream, o MAC address e o modelo de sintonizador (tuner).
Na parte inferior da caixa da Dream existe uma etiqueta que indica o MAC address. Será algo do tipo 00 09 34 XX XX XX em que os X são digitos 0 a 9 e letras A a F que identificam a dream. Apontamos este código.

Nota: Se a Dream for um clone, então a etiqueta poderá não existir, não ter indicado o MAC address, ou se existir os três primeiros conjuntos de caracteres do MAC não serão 00 09 34. Neste caso das duas uma ou utilizaremos o MAC original do clone tal como indicado, mas não poderemos usar imagens que impedem o uso de clones como a Gemini por exemplo. A alternativa é forjar o MAC address original (fraude) alterando três primeiros conjuntos de caracteres para 00 09 34. Se necessário inventaremos também os três restantes, caso não exista MAC indicado.

2º - De seguida, abrimos a caixa da Dream. Do lado direito encontra-se o tuner (caixinha metálica com muitos pernos e as fichas de ligação à antena/cabo na traseira da Dream). Verificamos a etiqueta. Em princípio encontramos um dos seguintes modelos de tuner indicados na etiqueta:

Modelo Ref. na etiqueta ID tuner
Alps Satélite BSBE1-.... 06
Philips Satélite SU1216l 03
Philips Cabo CU1216L 02
Philips Terrestre TU1216L 04

Caso a referência não corresponda a nenhum destes tuners, não podemos avançar, pois temos de saber o ID de tuner para o tuner funcionar e sintonizar canais. Neste caso postem e refiram o caso, indicando de que referência se trata para verificar se alguém pode ajudar.
Caso tenham encontrado o vosso tuner na tabela é só anotarem o correspondente ID de tuner para utilizarmos depois.

3º - Agora vamos construir a interface JTAG. Para isso vamos estabelecer as seguintes ligações com a ficha DB25, os fios e as resistências:

LPT <-----------------------> Dreambox
2 --> R100 ohms ---------------> 11 ( Halt)
3 --> R100 ohms ---------------> 9 ( Tms )
4 --> R100 ohms ---------------> 7 ( Tck )
5 --> R100 ohms ---------------> 3 ( Tdi )
11 --> R100 ohms -------------> 1 ( Tdo )
25 -----------------------------------> 16 ( Ground)

OS pinos 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25 da porta LPT devem ser shuntados entre si, como na seguinte imagem.


Depois colocar as resistencias.



Atenção nesta imagem a resistência mais à esquerda está no pino 13 em vez de estar no pino 11 como deve de ser, isto pode ter sido erro de quem fez a montagem dado que não fui eu o autor desta montagem. Pôr os fios na ponta de cada resistência e no gnd e ficamos com aspecto parecido:



O comprimento dos fios incluindo resistências não deve exceder 10cms. Por fim soldar os fios à dream nos terminais indicados:



Assim temos o JTAG pronto é só ligar à porta paralela do PC e passar à parte do software.

4º - Agora descarreguem o pacote software anexo (requer windows) e descompactem para uma pasta. Lá dentro vem:

* O programa para comunicar por JTAG - jtag_windows.exe
* O bootloader virgem para a Dream 500 v1.01 - blimg
* O editor hexadecimal xvi - XVI32.exe


JTAG_WIN_DB500


5º - Antes de podermos restaurar o bootloader da Dream com o arquivo blimg temos de editá-lo abrindo o mesmo no xvi, para escrever o MAC address da Dream e identificar o tipo de tuner que a dream tem. Depois de aberto o arquivo no xvi, arrastamos a barra de rolamento vertical para o fim de modo a encontrar a zona a editar que tem o seguinte aspecto (a vermelho o que vamos editar):



Se repararem temos a seguinte sequência hexadecimal:
CA 00 01 06 AA AA AA BB BB BB AA AA AA CC 04

E vamos fazer as seguintes substituições com os dados que apontamos no 1º e 2º passo:
AA AA AA = três últimos conjuntos de caracteres/ bytes do MAC
BB BB BB = três primeiros conjuntos de caracteres/ bytes do MAC
CC = ID Tuner

Por exemplo suponhamos o caso de uma Dream com MAC: 00 09 34 2F 44 1A e ID tuner: 06 deveremos ficar com o seguinte escrito no arquivo blimg:



Por fim gravamos as modificações e fechamos o editor.

6º - Agora com a ligação JTAG embelecida com o PC basta utilizar o programa jtag_windows.exe e acertar os tempos de ligação da Dream em relação ao programa, o que pode ser um pouco complicado. É questão de várias tentativas e um pouco de paciência para acertar o timing. Neste aspecto existem boas indicações no arquivo Instruções.txt. Quando estabelecida a comunicação envia-se o bootloader e já esta.

7º - Por fim fechamos o programa jtag_windows.exe, desligamos a dream, a ligação ao pc da porta paralela do JTAG. Depois ligamos a porta série à Dream e agora o dreamup já deve funcionar para flashar a dream de novo.
Atenção: Se usaram no passo 5 um MAC original de um clone, não flashem a Dream com uma imagem Gemini >= 4.31 ou arriscam-se a ter de repetir este processo de restauro do bootloader da dream de novo.

Se tudo correu bem têm a Dream/Clone vai ficar operacional novamente.

Espero que tenha sido bom este tutorial, este tuto serve para recuperar por Bootloader Dreambox modelos 500S/C/T/Clones por JTAG





Az Service
Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 43

http://azservice.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dreambox SD Series - Recovery

Mensagem por guntrevi em Qui Mar 27, 2014 7:57 pm

como faço para localizar o modelo do tuner?

guntrevi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/03/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum